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Id:7133
Autor:GERALDE, Deolinda Rita.
Título:Desenvolvimento moral, educacao e cidadania.
Fonte:Vertentes(3):145-1501997.
Resumo em português: Partindo dos pressupostos teoricos da Epistemologia Genetica, este artigo tem por proposito estabelecer algumas relacoes entre o papel de instituicoes educativas e o processo de construcao da moralidade da crianca.
Descritores DECS:DESENVOLVIMENTO MORAL
EDUCACAO
CIDADANIA
 -MORAL DEVELOPMENT
 EDUCATION
 CITIZENSHIP


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Id:7131
Autor:WOLF, Sonia Maria Ribeiro.
Título:As idades do homem: crise e transformacoes.
Fonte:Vertentes(3):137-1431997.
Resumo em português: Este e um trabalho de reflexao sobre as crises que acompanham o processo de desenvolvimento humano. Foram enfatizadas as etapas: adolescencia e meia idade, por se constituirem pontos de passagem. Procura-se ressaltar a influencia dos aspectos socio-economicos na organizacao do comportamento.
Descritores DECS:DESENVOLVIMENTO HUMANO
ADOLESCENCIA
MEIA-IDADE
ENVELHECIMENTO
 -HUMAN DEVELOPMENT
 ADOLESCENCE
 MIDDLE AGED
 AGING


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Id:7129
Autor:SILVA, Nelson Pedro da; VASCONCELLOS, Silvia Ramos de.
Título:Os jogos como alternativa psicopedagogica.
Fonte:Vertentes(3):127-1351997.
Resumo em português: O presente artigo relata pesquisa em curso sobre a relacao entre atividades psicopedagogicas com jogos e comportamentos escolares em alunos do Ciclo Basico de uma escola publica de primeiro grau da cidade de Assis (SP). Varios autores acreditam que o fracasso escolar se deve, sobretudo, a propria escola. Nao podemos esquecer, entretanto, que esse fenomeno leva a producao de fracassados que necessintam de um trabalho especifico, alem da mudanca da propria escola, pois internalizam tais causas como pessoais. Diante disso, procurmanos saber se uma intervencao psicopedagogica juntos ao alunos, por intemedio de jogos, contribuiu para a superacao do processo de 'vitimizacao' no qual eles se encontramenvolvidos. Trabalhamos com oito sujeitos, multipresentes, entre oito e dez anos. Utilizamos como procediemento, para coletas dos dados, sessoes de intervercao psicopedagogico com jogos. Para analise dos dados, baseamo-nos na teoria psicogenetica de Jean Piaget. Os resultados mostraram avancos no desnvolviementodas criancas submetidas a intervencao psicopedagogica.
Descritores DECS:JOGOS E BRINQUEDOS
FRACASSO ESCOLAR
 -PSICOPEDAGOGIA
 PLAY AND PLAYTHINGS
 ACADEMIC FAILURE
 PSYCHOPEDAGOGY


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Id:7123
Autor:CRUZ, Soraia Georgina Ferreira de Paiva.
Título:As vitualidades da intervencao teoricopratica junto a criancas e adolescentes em situacao de risco pessoal ou social.
Fonte:Vertentes(3):119-1251997.
Resumo em português: Neste artigo 'As virtualidades da intervencao teorico-pratica junto a criancas e adolecentes em situacao de risco pessoal ou social', narramos, sob a forma de uma cronica, experiencias de vida de um grupo de sujeitos que vivia um momento de exclusao social.
Descritores DECS:SUBJETIVIDADE
ADOLESCENTES
VIOLENCIA
MENORES DE RUA
ISOLAMENTO SOCIAL
 -SUBJECTIVITY
 ADOLESCENTS
 VIOLENCE
 HOMELESS YOUTH
 SOCIAL ISOLATION


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Id:7119
Autor:SALOTTI, Maria Regina Ribieiro; FRANCA, Sonia Aparecida Moreira.
Título:Acompanhamento terapeutico: pratica dinamica de ocupacao do espaco urbano.
Fonte:Vertentes(3):111-118, 1997.
Resumo em português: O presente trabalho reflete sobre a pratica do Acompanhamento Terapeutico com sujeitos excepcionais. Tomamos a cidade como referencia, por entendermos ser esta ema formulacao socialmente estruturadas que tanto facilita a sobrevivencia qunto impoe simplificacoes ao uso de seus espacos. O trabalho interroga os automatismos a que estamos sujueitos e as condicoes de possibilidades de rompermos com esses circuitos homogeneizados.
Descritores DECS:AMBIENTES URBANOS
DEFICIENTES
 -ACOMPANHAMENTO TERAPEUTICO
 URBAN ENVIRONMENTS
 DISABLED
 THERAPEUTIC ACCOMPANIMENT


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Id:7115
Autor:JUSTO, Jose Sterza; DIAS, Ruy de Souza; PIPINIS, Stella Maris de Castro.
Título:"Ofissignas" na ponta da lingua: relato de uma expriencia com linguagem e reflexoes.
Fonte:Vertentes(3):95-1101997.
Resumo em português: O presente artigo relata e analisa uma experiencia de trabalho com a linguagem, tento como sujeitos alunos universitarios e velhos. Tal expreiencia consistiu no oferecimento de oficinas, realizadas em grupos, que tinham como objetivo romper as estereotipias de percepcao e da lingua, possibilitando a apropriacao dos processos de segnificacao. Visava tambem a tomar a linguagem como forma de inscricao do sujeito no universo social, atraves de acoes criadoras e transformadoras, subvertendo assujeitamentos e submissoes. Nesse relatopretentemos descrever o procsso de criacao e reaslizacao dessas atividade que acreditamos ter permitidos atingir os objetivos.
Descritores DECS:LINGUAGEM
PERCEPCAO
ESTEREOTIPAGEM
LINGUAGEM CORPORAL
IDOSO
 -LANGUAGE
 PERCEPTION
 STEREOTYPING
 BODY LANGUAGE
 AGED


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Id:7113
Autor:PONTES NETO, Jose Augusto da Silva; MENIN, Ana Maria da Costa Santos.
Título:Como o professor de lingua portuguesa orientam seus alunos em relacao a aquisicao de estrategias de aprendizagem.
Fonte:Vertentes(3):85-931997.
Resumo em português: O estudo objetivou verificar se professores de Lingua Portuguesa orienta seus alunos, de quinta serie, sobre estrategias de aprendizagem ou habilidades de estudos indepentende. Um total de 10 professores foi observados durante 200 horas-aula e, do conjunto dos dados coletados, concluiu-se que houve apenas 11 verbalizacoes concermentes ao estudo independente, sendo que 08 (oito) delas forma realizadas de maneira superficial. Os dados sao dicutidos de forma a indicar que o professor precisa deisxar de ser somente um monitor cognitivo paraprocuar desenvolver, tambem, a metacognicao dos seus alunos.
Descritores DECS:ESTRATEGIAS DE APRENDIZAGEM
METACOGNICAO
ENSINO
FORMACAO DE PROFESSORES
 -LINGUA PORTUGUESA
 LEARNING STRATEGIES
 METACOGNITION
 TEACHING
 TEACHER EDUCATION
 PORTUGUESE LANGUAGE


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Id:7108
Autor:ABRAO, Jorge Luis Ferreira.
Título:Convergencia e divergencia entre a educacao e a psicanalise: de Freud a Melanie Klein.
Fonte:Vertentes(3):77-831997.
Resumo em português: O autor apresenta neste artigo alguns pontos de convergencia e divergentcia entre educacao e a psicanalise, tomando como ponto de referencia as obras de Freud e Melanie Klein. Na obra de Freud, embora nao exista um trato sobre educacao, ha um interesse constante pelo tema, que oscila desde uma educacao psicanalitica possivel ate o divorcio entre a proposta, utilizando-se a psicanalise para compreender a inibicao intelectual e os problemas de aprendizagem.
Descritores DECS:PSICANALISE
EDUCACAO
FREUD (SIGMUND)
 -KLEIN (MELANIE)
 PSYCHOANALYSIS
 EDUCATION
 FREUD (SIGMUND)
 KLEIN (MELANIE)


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Id:7104
Autor:BARROS, Maria Elizabeth Barros de.
Título:Dialogando com Habermas, Stengers e Santos - pensando outros paradigmas de pesquisa: as contrubuicoes da analise genealogica.
Fonte:Vertentes(3):63-751997.
Resumo em português: A questao da neuralidade da pratica cientifica e da racionalidade cartesiana tem impregado o discurso cientifico da modernidade. Questionar sas bases teorico-filosofico-ideologicas da ciencia moderna afigura-se como tarefa importante para pensamentos as prticas psico-sociais hoje. Encontramos nos trabalhos de M. Foucault contrubuicoes importantes no sentido de pensar a positividades dos diferentes saberes, nao julgados a partir de um saber superior e,sim, dos efeitos produzidos na realidade historica. O presente artigo trata, portanto,de analisar a racionalidade cientifica das ciencias modernas e a relacao dos saberes e sua insercao na rede de poderes em nossa formacao social.
Descritores DECS:FILOSOFIA
TEORIAS
 -HABERMAS (JURGEN)
 PHILOSOPHY
 THEORIES
 HABERMAS (JURGEN)


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Id:7097
Autor:BORTOLOTTI, Ricardo Giao.
Título:A nocao de habito em peirce: uma introducao.
Fonte:Vertentes(3):49-621997.
Resumo em português: Este trabalho apresenta algumas consideracoes, acerca da nocao de habito, no pensamento de Charles S. Peirce. Analisa sua cmparacao com a nocao escolastica de habitualiter, sem estender-se, no entanto, aos dominios da escolastica, mostranto, pois, que ha diferenca entre modo de aborda-lo e as concepcoes baseado no esquema estimulo-resposta. Apresenta, portanto, uma concepcao que no permite obeservar a mente em sua atividade evolutiva, em detrimento da restricao imposta pelos esquemas tradicionais.
Descritores DECS:PROCESSOS COGNITIVOS
COGNICAO
CRENCAS IRRACIONAIS
HABITOS
FILOSOFIA
 -COGNITIVE PROCESSES
 COGNITION
 IRRATIONAL BELIEFS
 HABITS
 PHILOSOPHY


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Id:7084
Autor:VASCONCELOS, Mario Sergio.
Título:O pensamento de Jean Piaget no Brasil.
Fonte:Vertentes(3):33-471997.
Resumo em português: O objetivo desda pesquisa e revelar as fontes que contribuiram para a difusao das ideias de Jean Piaget no Brasil e apontar as principais condicoes de assimilacao dessa teoria. Coletamos os dados em arquivos, anais, livros, periodicos, curriculos, memoriais e, principalmente, entrevistas semi-diretivas com quarenta e dois proficioniaisde expressao que trabalham e/ou trabalham com as ideias Piaget no Brasil. Realizamos esta pesquisa dentro dos limites da historia descritiva e fizemos um 'mapeamento' da propagacao dessas ideias pelo pais, indicando as tendencias politico-sociais, educacionais e cientificas que permearam tal difusao. O universo de dados com os quais trabalhamos levou-nos, entre outras, as seguintes conclusoes: a) o movimento da Escola Nova abre espaco para a difusao das ideias de Piaget no Brasil; b) a associacao entre as pesquisas epistemologicas de Piaget e a educacao deve-se, tambem, aos encargos de Piaget em instituicoes dessa area, assim como aos proprios concitos sobre os quais elabora sua teoria; c) a propagacao das ideias de Piaget tem inicio no final da decada de vinte, e consolida-se na decada de sessenta em diante, com a formacao de 'nucleos' piagetianos em sete Estados brasileiros; d) nos anos sessenta e setenta, a corrente behaviorista aparece como o principal obstaculo a divulgacao da teoria piagetiana; e) finalmente, a partir dos anos oitenta, comeca a se fazer sentir a presenca de pesquisas piagetianas interculturais dirigidas a realidade brasileira e inicia-se a divulgacao das ideias de Piaget atraves da expansao do movimento construtivista, baseado nas concepcoes de Emilia Ferreiro.
Descritores DECS:PIAGET (JEAN)
BRASIL
CONTRUTIVISMO
EDUCACAO
PSICOLOGIA
 -PIAGET (JEAN)
 BRAZIL
 CONSTRUCTIVISM
 EDUCATION
 PSYCHOLOGY


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Id:7080
Autor:DAVID, Elizabete.
Título:Violencia e escola.
Fonte:Vertentes(3):23-321997.
Resumo em português: O artigo trata de fenomeno relacional referente a 'violencia e escola', compreendendo a violencia como decorrencia de causas sociais que determinam estruturalmente suas raizes, situando tal problematica especificamente no Brasil. Aponta apartir disto a questao da violencia simbolica como uma manifestacao da violencia no trabalho pedagogico, a qual mascara a violencia mais explicita que exclui as camadas populares do processo de ensino, levando por fim, a violencia contra a escola.
Descritores DECS:VIOLENCIA
ESCOLAS
BRASIL
 -VIOLENCE
 SCHOOLS
 BRAZIL


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Id:7075
Autor:GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo.
Título:A ideia de professor no discurso pedagogico moderno e contemporaneo.
Fonte:Vertentes(3):9-211997.
Resumo em português: O texto da evolucao da ideia de 'bom professor' no contexto da modernidade e da epoca contemporanea. Considera, entao, tres fases historico-filosoficas: o professor segundo o discurso pedagogico humanista; o professor segundo o discuso pedagogico da era 'sociedade do trabalho' e o professor segundo o discurso pedagogico 'tecnicista'.
Descritores DECS:PROFESSORES
FILOSOFIA
FORMACAO DE PROFESSORES
HUMANISMO
HISTORIA
EDUCACAO
 -PEDAGOGIA
 TEACHERS
 PHILOSOPHY
 TEACHER EDUCATION
 HUMANISM
 HISTORY
 EDUCATION
 PEDAGOGY


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Id:775
Autor:SOUZA, Marcelo Campos de.
Título:Relatorio (a bordo) de meia-viagem: uma experiencia (em transito) em psicologia escolar.
Fonte:Vertentes(2):93-105jan./dez. 1992.
Resumo em português: Este artigo pretende ensejar uma discussao sobre algumas das questoes teorico-praticas da Psicologia Escolar na atualidade, atraves de um pequeno historico desta disciplina, bem como da analise de um trabalho realizado como atividade de Estagio numa escola publica da periferia de Assis, Estado de Sao Paulo.
Descritores DECS:PSICOLOGIA EDUCACIONAL
EDUCACAO
 -EDUCATIONAL PSYCHOLOGY
 EDUCATION


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Id:772
Autor:ROSA, Alcindo Jose.
Título:Um percurso teorico-pratico no estudo da velhice.
Fonte:Vertentes(2):83-92jan./dez. 1992.
Resumo em português: O presente trabalho, 'Um Percurso Teorico-Pratico no Estudo da Velhice', tem por objetivo trazer a tona reflexoes sobre alguns aspectos psico-sociais inerentes a 'terceira idade'. A configuracao destes da-se a partir de uma postura teorica e pratica delineada ao longo de uma pesquisa com a velhice. Assim, algumas consideracoes sao feitas sobre a relacao entre a ciencia e a terceira idade, abordando-se ainda, o processo pelo qual o idoso torna-se relativamente dependente, podendo 'asilar-se'. Finalmente e relatado criticamente o processo de integracao do pesquisador a uma instituicao de amparo a idosos.
Descritores DECS:IDOSO
DIREITOS DOS IDOSOS
SAUDE DO IDOSO
PESQUISADORES
ASSISTENCIA A IDOSOS
 -TERCEIRA IDADE
 AGED
 AGED RIGHTS
 AGING HEALTH
 RESEARCH PERSONNEL
 OLD AGE ASSISTANCE
 THIRD AGE


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Id:769
Autor:CUNHA, Beatriz Belluzzo Brando.
Título:Classes de educacao especial para deficientes mentais educaveis: intencao e realidade.
Fonte:Vertentes(2):67-82jan./dez. 1992.
Resumo em português: Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa sobre classes de educacao especial. Discute as raizes historicas dessa modalidade de ensino e analisa as influencias dessa origem na composicao atual das classes, atraves da investigacao da proposta oficial da educacao especial do Estado de Sao Paulo e do depoimento das professoras de classes especiais de uma cidade do interior paulista. Os dados obtidos indicam que, a despeito do objetivo integrador proposto pelos orgaos normatizadores oficiais, as classes de educacao especial envolvem uma funcao segregadora e alienante de sua clientela. E ainda, que estas classes, tal como estao constituidas, servem ao sistema educacional, no sentido de sua manutencao e nao ao aluno deficiente. Estas classes funcionam como valvula de escape da instituicao escolar para aqueles que nao se ajustam ao seu sistema viciado e ineficiente enquanto agencia educativa.
Descritores DECS:EDUCACAO DO RETARDADO MENTAL
EDUCACAO ESPECIAL
PROFESSORES DE EDUCACAO ESPECIAL
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
RETARDO MENTAL
EDUCACAO EM ESCOLA PUBLICA
PSICOLOGOS EDUCACIONAIS
BRASIL
 -EDUCABLE MENTALLY RETARDED
 SPECIAL EDUCATION
 SPECIAL EDUCATION TEACHERS
 EDUCATIONAL PSYCHOLOGY
 MENTAL RETARDATION
 PUBLIC SCHOOL EDUCATION
 EDUCATIONAL PSYCHOLOGISTS
 BRAZIL


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Id:767
Autor:GIMENIZ, Sandra Regina.
Título:Relato de uma experiencia preliminar do psicologo no setor de pediatria de um centro de saude de Assis-SP.
Fonte:Vertentes(2):51-66jan./dez. 1992.
Descritores DECS:PEDIATRIA
SAUDE PUBLICA
PSICOLOGOS
 -DRACHENBERG (HERMA BRIGITTE)
 PEDIATRICS
 PUBLIC HEALTH
 PSYCHOLOGISTS
 DRACHENBERG (HERMA BRIGITTE)


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Id:766
Autor:NALE, Nivaldo; DRACHENBERG, Herma Brigitte.
Título:Integracao de uma disciplina ao curriculo: analise de um programa de ensino de biologia implementado em curso de graduacao em psicologia.
Fonte:Vertentes(2):17-50jan./dez. 1992.
Descritores DECS:CURRICULO
BIOLOGIA
PROFESSORES
INSTRUCAO PROGRAMADA
ENSINO
 -DRACHENBERG (HERMA BRIGITTE)
 CURRICULUM
 BIOLOGY
 TEACHERS
 PROGRAMED INSTRUCTION
 TEACHING
 DRACHENBERG (HERMA BRIGITTE)


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Id:764
Autor:PALMA, Ines Amosso Dolci.
Título:Carta a Herma.
Fonte:Vertentes(2):11-15jan./dez. 1992.
Descritores DECS:PESQUISADORES
POS-GRADUACAO
PROFESSORES
PSICOLOGOS
 -DRACHENBERG (HERMA BRIGITTE)
 RESEARCH PERSONNEL
 POSTGRADUATE TRAINING
 TEACHERS
 PSYCHOLOGISTS
 DRACHENBERG (HERMA BRIGITTE)


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Id:760
Autor:PONTES NETO, Jose Augusto da Silva.
Título:Mapas conceituais como recurso facilitador do estudo independente para a aprendizagem significativa.
Fonte:Vertentes(1):54-63jan./dez. 1991.
Resumo em português: Mapas conceituais podem ser utilizados de diferentes maneiras no contexto escolar. O artigo focaliza a utilizacao de mapas conceituais como estrategia metacognitiva para fins de auto-instrucao. Sao enfatizados, tambem, certos cuidados, que o professor deve tomar, enquanto procura auxiliar seus alunos a explicitar as relacoes conceituais do material a ser aprendido.
Descritores DECS:INSTRUCAO PROGRAMADA
PROFESSORES
ESCOLAS
APRENDIZAGEM VERBAL
ESTUDANTES
METACOGNICAO
INSTRUCAO INDIVIDUALIZADA
 -PROGRAMED INSTRUCTION
 TEACHERS
 SCHOOLS
 VERBAL LEARNING
 STUDENTS
 METACOGNITION
 INDIVIDUALIZED INSTRUCTION


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Id:758
Autor:SOUZA, Marcelo Campos de.
Título:Morte: uma (possivel) potencia criativa.
Fonte:Vertentes(1):49-53jan./dez. 1991.
Resumo em português: Este artigo visa situar a morte como um processo, investigando suas articulacoes com a moderna sociedade capitalista, e a defender uma possivel aceitacao dela como o ponto de partida para uma producao de subjetividade.
Descritores DECS:MORTE
ATITUDES FRENTE A MORTE
PSICOLOGIA SOCIAL
CAPITALISMO
SOCIEDADE
 -DEATH
 DEATH ATTITUDES
 SOCIAL PSYCHOLOGY
 CAPITALISM
 SOCIETY


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Id:755
Autor:PENCO, Celia de Carvalho Ferreira.
Título:Violencia urbana.
Fonte:Vertentes(1):41-48jan./dez. 1991.
Resumo em português: O artigo revela uma preocupacao com a violencia das grandes cidades. A violencia que se perpetua contra as criancas em consequencia de toda ordem de problemas (economicos, sociais, culturais e psicologicos) nao e so da sociedade contra o menor, mas tambem do menor contra a sociedade. A carencia da crianca rica de afeto e igual ou superior a da crianca pobre do ponto de vista socio-economico. A carencia e um fator gerador de medo e este, da violencia. O numero de crimes contra a propria vida e contra a comunidade esta acontecendo num indice crescente entre os menores das classes mais abastadas. Sera o homem um ser violento por sua propria natureza? A solucao esta no investimento do governo na area da educacao e da saude e se isso ocorrer, numa geracao havera diminuicao da agressividade e o reconhecimento dos valores construidos pelas geracoes anteriores e que sao tao insubstituiveis quanto os desenvolvidos pela evolucao das especies.
Descritores DECS:VIOLENCIA
AGRESSIVIDADE
PSICOLOGIA SOCIAL
CARENCIA PSICOSSOCIAL
PROBLEMAS SOCIAIS
CRIME
FATORES SOCIO-ECONOMICOS
EDUCACAO
SAUDE
BRASIL
 -VIOLENCE
 AGGRESSIVENESS
 SOCIAL PSYCHOLOGY
 PSYCHOSOCIAL DEPRIVATION
 SOCIAL ISSUES
 CRIME
 SOCIOECONOMIC FACTORS
 EDUCATION
 HEALTH
 BRAZIL


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Id:750
Autor:MENIN, Pedro Augusto Hercks.
Título:A figura do psicologo na solucao de conflitos organizacionais: mocinho ou vilao?.
Fonte:Vertentes(1):36-40jan./dez. 1991.
Resumo em português: A Psicologia Organizacional tornou-se com o passar dos anos, de forma geral, assumidamente, uma Psicologia do Sistema. Recentes trabalhos tem exaustivamente comprovado o carater meramente assistencialista e reparador dessa area da Psicologia. Criou-se entao uma identidade para a Psicologia Organizacional, ditando-lhe essa ideologia de 'Psicologia do Sistema' como unico modo de funcionamento possivel. A consequencia direta dessa ideologia e o afastamento sistematico dos psicologos conscientes politicamente, restando esse campo de trabalho praticamente apenas aos profissionais ingenuos, e que acaba por fechar um circulo vicioso.
Descritores DECS:COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CONFLITO
COMPORTAMENTO E MECANISMOS COMPORTAMENTAIS
FILOSOFIA
PSICOLOGOS
PAPEIS
 -ORGANIZATIONAL BEHAVIOR
 CONFLICT
 BEHAVIOR AND BEHAVIOR MECHANISMS
 PHILOSOPHY
 PSYCHOLOGISTS
 ROLES


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Id:748
Autor:PONTES NETO, Jose Augusto da Silva.
Título:O papel da revisao na aprendizagem verbal significativa.
Fonte:Vertentes(1):33-35jan./dez. 1991.
Resumo em português: E apresentada a proposicao de que, para a aprendizagem de material verbal potencialmente significativo, a revisao deve tomar o lugar da pratica. Em consonancia com a psicologia da aprendizagem, criada por David P. Ausubel, a revisao e concebida como uma estrategia que pode, entre outras coisas, melhorar a clareza, discriminabilidade, estabilidade e disponibilidade de significados assimilados.
Descritores DECS:APRENDIZAGEM VERBAL
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
APRENDIZAGEM
 -VERBAL LEARNING
 EDUCATIONAL PSYCHOLOGY
 LEARNING


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Id:744
Autor:SAGAWA, Roberto Yutaka.
Título:O poder collorido contra a cidadania.
Fonte:Vertentes(1):25-32jan./dez. 1991.
Resumo em português: Qual e o exercicio da cidadania num sistema democratico como um todo? Esta questao e discutida neste ensaio a partir de um acontecimento politico nacional recente, o Plano Collor, que trouxe a tona as lacunas autoritarias que podem emergir num processo de democratizacao como e o caso brasileiro. O Presidente da Republica foi beneficiado pela volta da democratizacao institucional que garantiu o exercicio da cidadania politica, pois foi eleito pela populacao por via direta. Entretanto, este mesmo Presidente recorreu a Medida Provisoria e decretou o confisco de cruzados novos, 'cacando' os direitos de cidadania civil. Por que houve essa violencia contra a cidadania civil no atual processo de democratizacao? Nem o Poder Legislativo nem o Judiciario tomaram posicao contraria ao Poder Executivo, a qual fosse, simultaneamente, a favor dos cidadaos. Uma parte do Judiciario vem tomando, recentemente, medidas de reconhecimento dos Mandados de Seguranca impetrados contra o Plano Collor, mas outra parte do mesmo Judiciario tem tomado medidas contrarias, de tal maneira que nao ha consenso. Se os Poderes instituidos nao garantem os direitos de cidadania civil, o processo de democratizacao no Pais demonstra estar ainda precario e fragil. Como se ve, nao basta haver democracia nas instituicoes e na Constituicao se os cidadaos nao tiverem sido reconhecidos como tais.
Descritores DECS:DIREITO CIVIL
JUSTICA SOCIAL
DIREITOS HUMANOS
SISTEMAS POLITICOS ECONOMICOS
CIDADANIA
DEMOCRACIA
ATITUDES POLITICAS
 -CIVIL LAW
 SOCIAL JUSTICE
 HUMAN RIGHTS
 POLITICAL SYSTEMS
 CITIZENSHIP
 DEMOCRACY
 POLITICAL ATTITUDES


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Id:740
Autor:MARTINS, Edna Julia Scombatti.
Título:O perfil feminino na pratica das comunidades eclesiais de base.
Fonte:Vertentes(1):16-24jan./dez. 1991.
Resumo em português: As Comunidades Eclesiais de Base representam um novo modo de ser da Igreja Catolica. Junto a base do povo, a sua acao missionaria visa a estimular a solidariedade e a ajuda mutua, alem de ser espaco de acao e reflexao que incentiva a mobilizacao popular para a satisfacao das necessidades mais emergentes. Porem, ao mesmo tempo que possibilitam um sentido dinamico a vida valorizando, como ponto de uniao, a amizade, as CEBs se mostram contraditorias quando, pelo discurso oficial da Igreja, mantem dentro de sua proposta progressista, alguns pontos conservadores da doutrina. E o que este artigo pretende apontar ao discutir a divisao tradicional dos sexos reforcada pelo conservadorismo eclesiastico presente no discurso catolico.
Descritores DECS:MULHERES
PAPEIS
IDENTIDADE DE GENERO
IDENTIDADE SOCIAL
PSICOLOGIA SOCIAL
DISTRIBUICAO POR SEXO
COMPORTAMENTO SOCIAL
MOVIMENTOS SOCIAIS
CATOLICISMO ROMANO
PESQUISA
QUESTIONARIOS
ENTREVISTAS
 -REPRESENTACAO SOCIAL
 HUMAN FEMALES
 ROLES
 GENDER IDENTITY
 SOCIAL IDENTITY
 SOCIAL PSYCHOLOGY
 SEX DISTRIBUTIONS
 SOCIAL BEHAVIOR
 SOCIAL MOVEMENTS
 ROMAN CATHOLICISM
 RESEARCH
 QUESTIONNAIRES
 INTERVIEWS
 SOCIAL REPRESENTATION


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Id:738
Autor:GUIMARAES, Jose Luiz.
Título:O discurso politico na sucessao presidencial: uma tentativa de analise a luz semiotica peirceana.
Fonte:Vertentes(1):9-15jan./dez. 1991.
Resumo em português: Estrategias de marketing bem definidas e com altissimos niveis de sofisticacao, a exemplo das milionarias campanhas publicitarias de bens de consumo, tem sido utilizadas e tem desempenhado papel decisivo para o sucesso de candidatos a qualquer cargo eletivo nos ultimos anos. A conjugacao dessa necessidade de sofisticacao e profissionalismo - que submete as candidaturas ao poderio economico - com o baixo nivel de escolarizacao, insatisfacao popular e desesperanca generalizada parecem ter tido uma importancia decisiva no resultado da eleicao presidencial de 1988. Sao essas relacoes que analisamos, nesse artigo, baseado na concepcao peirceana sobre a fixacao das crencas.
Descritores DECS:FATORES SOCIO-ECONOMICOS
POLITICA
PUBLICIDADE
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